A visitar

 

 

Ponte Filipina (Carvalha)

Normalmente, conhecida por Ponte da Carvalha, Ponte Velha, esta infra-estrutura foi construída durante o domínio Filipino, no século XVII, com o objetivo de, eventualmente, substituir uma outra ponte de origem romana existente nas imediações. A ponte sempre assumiu uma importância fundamental e estratégica, sendo uma das portas de entrada na vila. Aliás, durante as invasões francesas, foi um dos locais utilizados pelos sertaginenses para se defenderem da entrada das tropas inimigas.

 

Castelo da Sertã

A tradição diz que o castelo de cinco quinas (algo raro no país) foi edificado pelo capitão romano Sertório, no ano de 74 a.C., e que faria parte de uma rede de fortificações em volta da Serra da Estrela. Foi dentro das suas paredes que se desenrolou o episódio relatado pela famosa lenda da Celinda, em que esta intrépida mulher expulsou os romanos, atirando sobre eles uma frigideira (sertage) com azeite a ferver.

Edificio dos Paços do Concelho

Este edifício é um dos mais emblemáticos de todo o concelho e foi concluída a sua construção em 1934, dado que os antigos Paços do Concelho, localizado onde é hoje o miradouro Artur Caldeira Ribeiro, foram reduzidos a cinzas por um violento incêndio, em 1917. Neste conjunto impera o estilo Arte Déco, onde reconhecemos a geometrização da composição espacial das fachadas, a simplificação estrutural, a clareza de volumes e o caráter estilizado e abstratizante nos elementos decorativos, visível nas molduras dos vãos, nos pequenos frisos e nos gradeamentos.

Convento de Sto. Antonio

Originariamente, concebido como convento franciscano, foi a 20 de outubro de 1634, que D. Fernando, Grão Prior do Priorado do Crato, deu autorização à sua edificação, situando-se, por decisão da Câmara Municipal, no lugar da Várzea Grande, junto à zona da Carvalha. Quando o convento se encontrou em situação habitável, para lá mudaram os primeiros frades, quatro no total. A igreja terá sido concluída entre 1643 e 1645, ao passo que o claustro começou a ser construído por volta de 1659. Ao longo dos seus quase 200 anos de vida como convento, conheceu um total de 27 provinciais e 42 guardiães, além de um número indeterminado de religiosos, que por ali passaram.

Centro Geodesico

O centro geodésico representa a coordenada zero, em termos cartográficos. A partir daquele ponto, fazem-se todas as medições da cartografia nacional, reportando todas as restantes coordenadas. É pelo miradouro de Vila de Rei que passam entre três e quatro mil pessoas por mês. Mais especificamente, é no Picoto da Melriça que se encontra, desde o ano de 1802, o centro geodésico do país.

Gastronomia

A gastronomia do concelho da Sertã é bastante rica e variada, à semelhança do que acontece em muitas regiões beirãs. Os Maranhos são o prato principal da culinária sertaginense, a segunda iguaria é o Bucho Recheado. Começamos obviamente pelos Maranhos, cuja origem no concelho faz-nos recuar até ao século XIX. O seu modo de preparação requer saber e experiência, dada a especificidade da receita. O Bucho Recheado, é uma iguaria trazida para o município pelos sertaginenses que faziam as colheitas no Alentejo. Porém, apuraram a receita de modo diferente.

Aldeias de Xisto

As Aldeias do Xisto no Centro de Portugal, aqui irá descobrir um mundo novo que remonta à pré-história, recuperado e proporcionando locais de interesse naturais e patrimoniais, lugares onde apetece passear, fotografar, respirar o ar puro da Serra e mergulhar nas praias fluviais. Quando a identidade destas terras e gentes parecia esquecida, recuperaram-se casas, histórias, sorrisos e, com muito bom gosto, deu-se origem a um território encantador já premiado enquanto destino turístico. Um tesouro entre Castelo Branco e Coimbra.